Você sabia que a Justiça do Trabalho está cada vez mais rigorosa com as condenações em danos morais? Só em 2024, o Tribunal Superior do Trabalho registrou mais de 466 mil novas ações! Um exemplo disso foi o caso de uma empresa que teve que pagar R$ 30 mil por danificar a imagem de uma ex-funcionária ao registrar um número de processo trabalhista na sua carteira de trabalho.
Mas o que caracteriza um dano moral para a Justiça do Trabalho? 🤔 O dano moral é uma lesão a direitos fundamentais da pessoa, como honra, saúde e integridade física e psíquica. Ele pode ocorrer não só durante o vínculo empregatício, mas também em casos pré e pós-contratuais.
💡 Empresário, fique atento: a indenização pode variar, dependendo da gravidade da ofensa e do salário do trabalhador! Por isso, as empresas também têm que estar atentas a esse risco, já que também podem ser vítimas de danos à sua imagem.
🔍 Se você é empresário, é importante ficar de olho nos detalhes que podem gerar esse tipo de ação, seja no período de contratação, durante o vínculo ou após a demissão!